Soft skills que todo empresário precisa ter - AG Antecipa

6 Soft skills que todo empresário precisa ter

Soft Skills são habilidades comportamentais e psicológicas de uma pessoa, que ela não consegue aprender de forma técnica em nenhum curso.

Se você é um gestor ou empresário, é importante saber que seu comportamento impacta diretamente no resultado do seu negócio, seja de forma positiva ou negativa.

Portanto, além das habilidades técnicas necessárias para fazer a gestão do seu negócio, existem um conjunto de características interpessoais que precisam ser exploradas e desenvolvidas se você quiser ter sucesso como empresário e fazer o seu negócio funcionar, principalmente quando o assunto é gestão de pessoas.

 Neste artigo iremos conhecer 6 das principais habilidades mais importantes, que todo empreendedor precisa se preocupar em desenvolver! Continue lendo para entender:

O que são Soft Skills?

Soft Skills são habilidades consideradas características interpessoais, como pontualidade, proatividade, trabalho em grupo, etc. 

Estas habilidades são importantes para qualquer profissional, seja qual for sua área de atuação, mas é ainda mais importante quanto o assunto é gestão de pessoas e de empresas.

Qual a diferença entre Soft Skills e Hard Skills?

Você já aprendeu que as Soft Skills são as habilidades interpessoais e competências individuais de cada ser humano, que não podem ser aprendidas em nenhum curso técnico. Com isso, o contrário das Soft Skills são as Hard Skills, ou seja, as habilidades técnicas que são aprendidas e ensinadas em cursos, treinamentos, faculdades, etc.

São as hard skills que permitem que o profissional saiba tomar a melhor decisão para o negócio, quando o assunto são as áreas de administração, comercial, financeira e  estratégias, por exemplo, e que são responsáveis por elevar o nível técnico do profissional ou empresário em questão.

São habilidades facilmente mensuráveis e percebidas através de certificados, diplomas ou comprovantes de conclusão de curso, diferente das soft skills, que só são percebidas através do convívio e trabalho em conjunto.

Sendo assim, existem um conjunto de características pessoais que são fundamentais para o profissional que deseja alavancar a carreira, se tornar um gestor ou ser dono do seu próprio negócio. Confira!

6 Soft Skills que todo empresário precisa ter

 

  1. Resiliência: Essa é uma palavra que se tornou popular nos últimos anos, e é a primeira que podemos destacar quando o assunto é se tornar um gestor de sucesso. O empresário resiliente é aquele que sabe como converter dificuldades em oportunidades, e sabe como se adaptar em situações de adversidade, incerteza ou grandes mudanças. Dessa forma, ele é capaz de motivar o time a encontrar novas soluções para cada desafio sem que isso se torne um grande problema.

  2. Liderança e Poder de Influência: É a habilidade mais desejada pelos empreendedores, por ser a responsável pelo profissional ter a capacidade de direcionar seu time ao sucesso, de forma que eles possam evoluir. Seja qual for a área de atuação, saber conduzir uma equipe e ter o poder de influência sobre as pessoas faz com o negócio seja acelerado de forma ainda mais rápida, através do trabalho de um time comprometido e motivado.

  3. Inovação: A capacidade de inovar é uma habilidade fundamental para os empresários. Isso se refere à capacidade de criar, incentivar e ser visionário em termos de negócio. Dessa forma, o profissional é capaz de apresentar novas propostas e aproveitar ainda mais as oportunidades que aparecem. Ou seja, quem inova não é deixado para trás!

  4. Inteligência Emocional: Isso significa saber lidar com os próprios sentimentos e emoções em momentos de dificuldade e nas relações. É através dessa habilidade que os gestores são capazes de tomar as melhores decisões e administrar seus negócios com sabedoria. Quem é capaz de assimilar suas frustrações e adversidades, também pode desenvolver sua autoconfiança e melhorar seus relacionamentos.

  5. Criatividade: Solucionar problemas com novas ideias é uma ótima forma de conquistar novos resultados! Um gestor criativo consegue analisar as situações à sua volta e desenvolver novos planos e estratégias para otimizar o desenvolvimento da empresa.

  6. Relacionamento Interpessoal: Essa habilidade é capaz de fazer com os profissionais sejam capazes de administrar momentos de crise e manterem uma boa convivência ao longo do tempo, além de aumentar a produtividade. Saber lidar com as complexas e diferentes personalidades é uma tarefa que exige cuidado, e é preciso cultivar boas relações para fazer o time funcionar e o negócio andar! Quando um gestor entende as pessoas com quem trabalha, o foco e a motivação são diretamente afetados.

Portanto, depois de entender quais são as características de um bom gestor, é importante estudar e se aprofundar no autoconhecimento, só assim o profissional é capaz de desenvolver suas competências e atingir os resultados que busca, seja liderando um time ou estando a frente de um negócio. E você, quais são as habilidades que você ainda não desenvolveu e sabe que precisa melhorar?

Se você gostou desse conteúdo, que tal seguir a AG Antecipa nas redes sociais? Sempre compartilhamos insights valiosos para empreendedores, gestores e empresários, além de te guiar para o caminho certo do crescimento!

Siga a AG Antecipa no Instagram, Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades do mercado!

as últimas postadas
veja outras categorias

gostou do nosso conteúdo?

então se inscreva para receber em seu e-mail