Administração de pequenas empresas 3 dicas importantes da AG Antecipa

Administração de pequenas empresas: 3 dicas importantes

A administração de pequenas empresas exige dedicação do proprietário; questões fiscais e financeiras e a falta de experiência podem encurtar a vida da empresa.

De acordo com a Pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal, com levantamento de campo e divulgado pelo Sebrae, a taxa de mortalidade de microempreendedores individuais (MEI), é em torno de 29% em até 5 anos.

Enquanto as microempresas têm taxa de 21,6%, seguido por empresas de pequeno porte, representando 17% para o mesmo período.

Porém, sabemos que para um empreendedor que está começando no universo dos negócios, manter uma boa administração pode ser um desafio pela falta de experiência. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a administração de uma empresa pequena para que você não sofra durante o processo de crescimento. Confira!

Antes de continuar e descobrir dicas administração de pequenas empresas, vamos entender quais são os desafios de quem começa um negócio do zero. O primeiro desafio é a estruturação da empresa, uma vez que, por ser pequena, entende-se que não existem tantos recursos para contratar diferentes profissionais para a execução das tarefas, que acabam ficando sob responsabilidade do próprio gestor.

Para isso, é fundamental que o gestor domine todas as etapas do seu negócio!

Depois de compreender todas as etapas necessárias para a empresa funcionar, é preciso estar atento à administração diária do negócio.

Administração de pequenas empresas: dicas importantes

1 – Separe as finanças pessoais das empresariais

É muito comum encontrar proprietários de pequenas empresas que unem as finanças pessoais e empresariais e acabam sofrendo com a mistura dos recursos.

Isso pode levar a empresa a ter prejuízos ou desorganizar os compromissos financeiros da vida pessoal. Portanto, não faça retiradas do caixa da empresa para quitar despesas pessoais.

Busque se organizar de forma separada, para que cada receita corresponda ao seu fim. Inclusive, ter uma conta jurídica pode agregar grandes benefícios financeiros para uma empresa, dependendo da instituição!

2 – Monitore o fluxo de caixa da empresa:

O fluxo de caixa pode ser um dos principais problemas das pequenas empresas, pela falta de organização. Para ter uma visão clara da saúde financeira do negócio, observe as entradas e saídas de forma periódica, e aprenda a diferenciar o faturamento bruto do seu lucro líquido!

Com essa avaliação, será muito mais fácil elaborar estratégias que farão sua empresa decolar, além de contribuir para a definição de preços dos seus produtos e serviços. Além disso, perca a vergonha de cobrar quando um cliente estiver inadimplente!

Isso te ajudará a manter o fluxo de caixa em dia, além de honrar seus compromissos financeiros sem dor de cabeça.

3 – Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

Todo empresário de sucesso sabe da importância das metas! São elas que guiarão todo seu esforço diário, além de direcionar o foco da sua empresa para onde você pretende chegar.

Portanto, tenha objetivos claros e definidos a curto, médio e longo prazo! Considere seus clientes, o mercado, seus fornecedores e produtos na lista. Com isso, será possível determinar os próximos passos da empresa e seguir um ritmo contínuo de evolução.

Dica extra: Grande parte das falhas na administração de um negócio estão associadas à falta de qualificação e conhecimento do próprio empresário. Por isso, buscar profissionais qualificados e empresas parceiras é fundamental para o desenvolvimento do negócio!

Assim, o gestor pode ficar responsável pelas tarefas que geram mais receita para a empresa, enquanto as empresas terceirizadas e parceiras ficam responsáveis por outras tarefas, de acordo com suas especialidades.

E aí, você está preparado para fazer uma boa gestão da empresa? Continue acompanhando nossos conteúdos para aprender mais sobre o mundo dos negócios!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas para saber mais e agende uma reunião! Nosso time irá te apresentar os detalhes da nossa operação e te guiar para a solução mais adequada para o seu caso.

Acompanhe a AG Antecipa no Instagram, Facebook e no LinkedIn para não perder nenhuma novidade do mercado. O futuro da sua empresa é AGora!

as últimas postadas
veja outras categorias

gostou do nosso conteúdo?

então se inscreva para receber em seu e-mail