Saiba como fazer planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
Para ter finanças saudáveis e investir no crescimento, a empresa deve fazer projeções. Aprenda como realizar o planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
Antecipar recebíveis vale a pena ou não? Em algumas situações esta operação financeira pode se apresentar como a melhor opção para empresas.
Se a empresa já possui vendas a receber a longo prazo, e precisa do dinheiro agora, existem 3 situações em que a antecipação de recebíveis pode ser uma excelente alternativa para conseguir crédito imediato.
Vale destacar que a antecipação de recebíveis não é uma alternativa somente para quem está negativado ou com dívidas. Essa modalidade oferece excelentes vantagens para empresas e indústrias dos mais variados setores que têm o objetivo de captar recursos para potencializar os investimentos do negócio e acelerar o crescimento! Portanto, mesmo que sua empresa não esteja no vermelho, antecipar os recebíveis é vantajoso!
Existem duas situações que podem envolver as demandas sazonais: sua empresa tem as vendas concentradas em períodos específicos ou você pretende aumentar o estoque e a equipe nos períodos mais aquecidos do mercado, como as festas de fim de ano, por exemplo.
Na primeira situação, é possível que sua empresa tenha altos períodos de vendas em datas comemorativas, como dia dos namorados, dia das mães, páscoa, natal, etc., e você precisa esperar muito tempo para receber as vendas que foram feitas a prazo. Neste caso, antecipar os recebíveis pode ajudar sua empresa a garantir uma saúde financeira por todo o ano, permitindo que você possa honrar os seus compromissos com tranquilidade e segurança.
No segundo caso, quando o empresário pretende investir mais em períodos sazonais, como o natal ou outras datas comemorativas, a antecipação de recebíveis se torna uma excelente opção para que a empresa possa garantir um capital imediato, ampliar seu estoque e sua equipe, para que ela tenha capacidade de atender às altas demandas e multiplicar as vendas.
Se por alguma crise financeira a empresa adquiriu dívidas ou está com pagamento pendente aos fornecedores ou funcionários, a antecipação de recebíveis pode garantir que o empresário consiga honrar os compromissos financeiros da empresa, sem precisar adquirir novas dívidas.
O mesmo acontece para a negativação de crédito: se por conta da dívida, a empresa acabou negativada e não consegue crédito com os bancos ou outras instituições financeiras, a antecipação de recebíveis pode tirar a empresa do vermelho. Como o negócio já possui compras a receber, é mais inteligente resgatar os pagamentos que seriam feitos a longo prazo e garantir que a empresa esteja saudável no presente, do que adquirir mais dívidas por não conseguir crédito com os bancos tradicionais.
Sua empresa não possui dívidas e tem potencial para conseguir crédito no mercado? Saiba que, mesmo neste cenário, realizar a antecipação também é uma boa ideia se você está pensando em acelerar o crescimento do negócio.
Ao invés de esperar sua empresa ter recursos suficientes daqui um ano para abrir uma nova unidade, por exemplo, é possível antecipar o dinheiro que já te pertence para investir na expansão, do que realizar transações com bancos tradicionais e ficar refém das altas taxas de empréstimo ou financiamento que estas instituições oferecem. É importante destacar que as taxas de antecipação são mais baixas em relação às taxas de um empréstimo, por exemplo.
Viu só? Antecipar recebíveis não é uma solução somente para quem adquiriu uma dívida e não tem como quitá-la. Esta operação financeira pode ser uma excelente alternativa para quem deseja continuar crescendo de forma tranquila, segura e transparente, sem precisar fazer novas dívidas no mercado.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas para saber mais e agende uma reunião! Nosso time irá te apresentar os detalhes da nossa operação e te guiar para a solução mais adequada para o seu caso.
Para ter finanças saudáveis e investir no crescimento, a empresa deve fazer projeções. Aprenda como realizar o planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
O ciclo financeiro e o ciclo operacional são elementos-chave para a gestão de negócios. Saiba mais sobre eles e suas influências em empresas!
Você sabe como lidar com as vendas sazonais? Confira as principais dicas para enfrentar períodos de baixa procura e manter o lucro da empresa!
Antecipar a fatura é uma solução para organizar as finanças da empresa. Conheça 5 motivos para implementar a estratégia!