O plano de negócios é um documento essencial para a operação de uma empresa. Afinal, é por meio de um planejamento adequado e eficiente que a companhia pode se manter sustentável e aplicar estratégias de crescimento.
Entretanto, apesar da sua importância, a estruturação de um plano de negócios eficiente costuma ser um processo que gera dúvidas em muitos empresários. Isso acontece porque há diversos pontos a se considerar no desenho desse documento.
Neste artigo, você entenderá mais sobre o plano de negócios e verá as etapas de construção desse documento para sua empresa. Aproveite a leitura!
Para entender como estruturar o documento, antes é preciso saber o que é um plano de negócio. Ele consiste em um mapa estratégico para a operação, definindo os objetivos da empresa, as estratégias para alcançá-los e os recursos necessários para isso.
Portanto, o plano de negócios contempla informações como:
Desse modo, ele guia a criação e a operação da empresa — inclusive contribuindo com o seu crescimento sustentável. Ademais, o plano de negócios não é um documento imutável, podendo ser atualizado conforme as tendências de mercado e a realidade da organização.
O plano de negócios tem relevância na rotina de empresas de todos os portes. A razão é que ele não só organiza as metas da empresa, como traz a rota para alcançá-las, apresentando uma visão estratégica do empreendimento.
Com o plano, a empresa pode entender melhor como ela se posiciona no seu mercado e como as suas soluções se apresentam para o público-alvo. Além disso, ele orienta a tomada de decisões ao fornecer uma base sólida para as movimentações da empresa, reduzindo eventuais riscos operacionais.
O plano de negócios ainda facilita a comunicação do posicionamento da empresa. A partir do documento, é possível transmitir seus valores, sua missão, entre outros pontos de maneira mais clara e eficiente aos seus stakeholders.
Por fim, o plano de negócios possibilita acompanhar e metrificar o desempenho da empresa em relação aos objetivos traçados, identificando e eventuais riscos para fazer a sua gestão.
Vale a pena pontuar que a falta desse plano deixa a empresa em uma posição mais vulnerável no mercado. Além de não ter um planejamento estratégico de operações, ela ficará mais suscetível a crises e a sofrer com os impactos de possíveis mudanças no seu mercado.
Como você viu, a estrutura desse documento é essencial para manter a operação da empresa saudável e criar as bases para seu crescimento sustentável. Agora, confira o passo a passo para fazer um plano de negócios eficiente!
A primeira etapa é fazer um diagnóstico da empresa. Para tanto, é preciso ter um resumo executivo, que contempla informações como a missão, a visão e os valores da organização.
Além do resumo, realize uma avaliação interna do negócio, elencando suas forças e os pontos de risco. Uma estratégia para esse processo é fazer uma análise SWOT — sigla em inglês para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Também é nesse momento que você deverá definir quais são os objetivos da empresa, dividindo-os entre metas de curto, médio e longo prazo. A partir daí, ficará mais claro para o negócio quais serão os seus próximos passos.
Após o diagnóstico interno, é preciso fazer uma análise robusta do mercado no qual a empresa está inserida — ou seja, um estudo do seu nicho de atuação. O processo é relevante para ter uma melhor dimensão do tamanho do setor e das estratégias que devem ser adotadas.
Durante a análise do mercado, faça um mapeamento dos concorrentes. Vale a pena saber como eles se posicionam e quais são os seus diferenciais. Com esse conhecimento, você pode visualizar ou definir a vantagem competitiva da sua empresa.
No mais, a análise do mercado é indispensável para conhecer melhor o seu público-alvo. Para tanto, é interessante fazer uma avaliação dos consumidores e desenhar a persona — que é uma caracterização do cliente ideal — a fim de guiar as ações do negócio.
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O passo seguinte é criar um planejamento para marketing e vendas, considerando as informações sobre obtidas ao analisar o mercado. O campo do marketing é mais focado no posicionamento da empresa e na sua comunicação para transmitir sua mensagem e seus valores ao público.
Para as vendas, o plano define as estratégias de abordagem e a jornada de compras — incluindo o pós-venda. Vale a pena destacar que é indispensável ter metas claras nas vendas, tanto para motivar a equipe quanto para medir o sucesso do planejamento.
O sucesso de um plano de negócios passa pelo desenvolvimento eficiente da estrutura organizacional da empresa. Portanto, crie um organograma com a estrutura hierárquica completa.
O processo ajuda a dar mais clareza à operação e facilita a comunicação entre diferentes setores. Ainda, a estrutura demonstra como a empresa funcionará no dia a dia, incluindo gestão de processos e cadeia logística, guiando toda a equipe.
Mais um ponto essencial é que o plano de negócios dê atenção à área financeira da empresa. A etapa inclui os investimentos necessários para iniciar ou manter o negócio, incluindo custos e despesas, fixos e variáveis.
O plano financeiro também deve ter projeções do fluxo de caixa e os lucros esperados, demonstrando a viabilidade econômica do negócio. Somando-se a isso, é relevante ter estratégias para captação de recursos.
Nesse sentido, uma possibilidade é antecipar recebíveis. A antecipação permite transformar direitos creditórios, como vendas a prazo, em dinheiro à vista. Ou seja, não é preciso a empresa aguardar para ter o capital em mãos.
A antecipação de recebíveis se destaca por não gerar uma dívida para a empresa, diferentemente do que acontece com um empréstimo tradicional. Afinal, ela apenas adianta o recebimento de recursos, com a aplicação de um deságio.
Após recebidos, esses recursos podem funcionar como capital de giro para a empresa. Na prática, o plano de negócios será um guia para a tomada de decisões, de modo que o dinheiro seja utilizado estrategicamente no crescimento da operação.
Como você acompanhou, a estruturação de um plano de negócios claro e alinhado com a realidade da empresa é essencial para manter sua operação saudável. Portanto, vale a pena seguir esses passos para criar esse documento e guiar a gestão corporativa.
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