Conta Escrow, já ouviu falar? Também chamado de conta caução ou garantia, o recurso funciona como garantia entre acordos comerciais para negociações que oferecem riscos maiores.
A escrow account é muito importante para as transações da sua empresa, pois negociar com seus fornecedores é fundamental para garantir o custo-benefício da sua matéria-prima e atingir a satisfação dos seus clientes. Apesar disso, assim como grande parte das operações financeiras, essas transações também podem envolver riscos que, para serem minimizados, é comum que as empresas peçam algum tipo de garantia. E é neste contexto que a conta escrow é utilizada!
Fique com a gente neste artigo para entender mais detalhes sobre esse tipo de conta que é muito utilizada entre as transações financeiras e pode ser o fator chave para evitar os prejuízos do negócio. Confira!
Podemos dizer que o escrow é uma modalidade de garantia ou “compromisso” firmado entre as partes, que atesta que os acordos comerciais serão cumpridos pelas partes.
Geralmente, a conta escrow é utilizada nas negociações financeiras que envolvem alto risco, ou seja, altos valores em dinheiro.
Ela é uma espécie de conta de caução, em que o principal objetivo é oferecer maior segurança para as partes envolvidas em caso de não cumprimento dos acordos estabelecidos, que podem envolver diferentes fatores.
Ao estabelecer a conta escrow como garantia comercial da transação, a conta fica sob comando de um terceiro, que não está envolvido na negociação e atua como intermediário da transação.
O terceiro ou a instituição responsável pela administração tem a tarefa de garantir proteção financeira para todas as partes, além de reduzir os possíveis prejuízos até o final do acordo.
Como já citamos, a conta escrow é uma conta caução. Para ficar mais simples de entender, podemos dizer que funciona como o caução pago durante um contrato de aluguel, por exemplo. Portanto, essa conta é utilizada para guardar uma quantia em dinheiro, até que as partes envolvidas cumpram com tudo que foi estabelecido na negociação.
A primeira etapa é definir o valor a ser depositado na conta e quais são as regras para liberar o dinheiro e depois estabelecer qual será o terceiro (parte neutra) que irá administrar essa conta. Dependendo do acordo, o valor pode permanecer indisponível por anos até que o contrato seja encerrado.
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