Empréstimo e Antecipação de recebíveis, entenda a diferença

Empréstimo e Antecipação de recebíveis: entenda a diferença

Empréstimo e Antecipação de Recebíveis, a diferença está na forma de como o crédito financeiro é disponibilizado para a empresa. que solicita o recurso financeiro. Ambas as opções requerem planejamento no uso do recurso.

Ao pesquisar pela melhor solução de crédito, os empreendedores se deparam com alternativas para solucionar os problemas financeiros do negócio, como a antecipação de recebíveis que, muitas vezes, pode ser confundida com empréstimo. Por isso, desenvolvemos este artigo para que você entenda todas as diferenças entre as modalidades! Boa leitura. 

Empréstimo bancário

Os empréstimos são feitos mediante análise de crédito e de diversos documentos que comprovam a credibilidade e saúde financeira de uma pessoa ou empresa. Os contratos são firmados entre as duas partes: quem solicita o empréstimo e a instituição financeira que disponibiliza os recursos. Após a análise do banco, o cliente vai saber qual o capital disponível para emprestar, além do prazo e as formas de pagamento disponibilizadas para ele.

O valor é pago em parcelas, com uma taxa pré-determinada, acrescida dos juros que, inclusive, são a principal desvantagem dessa modalidade. Por isso, antes de solicitar um empréstimo, o empresário deve avaliar criteriosamente todas as condições para não prejudicar ainda mais a saúde de um negócio. Além disso, é importante que todas as parcelas sejam pagas em dia para que os juros, que já são grandes, não sejam acumulados.

Antecipação de recebíveis

Em momentos de urgência ou de investimento, antecipar os recebíveis pode ser uma excelente solução que vai ajudar a empresa a crescer.

A Antecipação de Recebíveis nada mais é do que um recurso que possibilita que as empresas possam adiantar os recebimentos de compras que estariam disponíveis a longo prazo, como compras parceladas, por exemplo.

Isto é, as parcelas que cairiam mês a mês no futuro, caem na sua conta imediatamente ao realizar essa transação de crédito e a empresa tem acesso ao valor líquido. Essa modalidade pode ser uma alternativa de curto prazo que pode cobrir as despesas emergenciais para evitar o acúmulo de dívidas, ou pode ser utilizado para a expansão da empresa. 

De forma resumida, realizar um empréstimo significa emprestar um dinheiro do banco que não é seu e devolvê-lo com juros. Já realizar a antecipação de recebíveis, significa adiantar um dinheiro que já é seu, mas que seria recebido no futuro, em troca de uma taxa paga para a instituição. Por isso, as taxas de transação são bem menores!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas e agende uma reunião. Nosso time está pronto para te apresentar todos os detalhes das nossas soluções e te guiar para o caminho certo do crescimento! 

Acompanhe a AG Antecipa no Instagram, Facebook e no LinkedIn para não perder nenhuma novidade do mercado. O futuro da sua empresa é AGora!

as últimas postadas
veja outras categorias

gostou do nosso conteúdo?

então se inscreva para receber em seu e-mail