Pessoa analisando documentos em uma mesa

6 Erros comuns no planejamento financeiro das empresas e como evitá-los

As finanças empresariais representam o combustível necessário para que suas estratégias possam se tornar realidade. Nesse contexto, o planejamento financeiro é a base da gestão dos recursos da empresa, ajudando a definir como o capital do negócio será utilizado.

Dessa forma, ele atua como um mapa que determina os passos necessários para manter um bom fluxo de caixa e atingir o lucro. Porém, ao definir as estratégias a serem seguidas, a gestão deve se atentar aos erros comuns no planejamento financeiro empresarial.

Continue a leitura e conheça os 6 erros mais comuns na gestão financeira de negócios!

1. Misturar dinheiro pessoal com o da empresa

Um dos erros mais frequentes na gestão empresarial é não separar as finanças pessoais dos recursos empresariais. Isso dificulta o controle financeiro, gera confusão e prejudica a análise de custos e lucros.

Para evitar esses problemas, é importante que o negócio tenha uma conta bancária exclusiva para fins empresariais. Além disso, deve-se definir um pró-labore fixo, destinado aos sócios.

2. Não possuir um fluxo de caixa atualizado

Ignorar o fluxo de caixa ou deixar de atualizá-lo é outro erro crítico que pode atrapalhar seu planejamento financeiro. Aliás, essa é uma atitude que pode dificultar a manutenção do próprio negócio, ao impedi-lo de honrar seus compromissos.

Para que essa situação não se torne uma realidade, registre todas as entradas e saídas — de preferência, diariamente — e monitore o fluxo de caixa periodicamente. Existem ferramentas digitais que podem auxiliar na tarefa, ao automatizar esse processo.

Leia também: Saiba como fazer planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!

3. Não acompanhar as despesas de perto

Quando a gestão não acompanha as despesas, há mais chances de perda do controle sobre os custos operacionais. Assim, pequenos gastos podem se acumular e resultar em um maior risco de endividamento.

É possível evitar essa situação revisando as despesas mensalmente, por exemplo. Ao fazê-lo, categorize os gastos e identifique quais são desnecessários, reduzindo os custos empresariais.

4. Não ter um orçamento mensal

Empresas que não têm um orçamento definido desconhecem seus limites financeiros. Desse modo, suas ações podem comprometer o capital de giro e os investimentos. Portanto, o planejamento financeiro deve incluir um orçamento com base no histórico das entradas e saídas, revisando as projeções realizadas periodicamente.

5. Atrasar compromissos financeiros

O atraso de pagamentos — seja para fornecedores, colaboradores ou para o fisco — contribui para aumentar as despesas. Elas passam a acumular multas e juros, além de fragilizar a credibilidade do negócio.

Esse cenário pode ser evitado com um planejamento financeiro que inclua um calendário de pagamentos. Ainda, considere negociar prazos com seus fornecedores, mantendo boas relações e alcançando melhores condições para suas despesas.

6. Ignorar os possíveis imprevistos

Ignorar a possibilidade de emergências financeiras é um erro que pode comprometer a estabilidade da empresa. Esses imprevistos podem decorrer de questões próprias do negócio ou de crises no cenário econômico, por exemplo.

Logo, é indispensável manter uma reserva financeira capaz de cobrir as despesas fixas por um período. Além disso, seu planejamento financeiro pode incluir a contratação de seguros empresariais que protejam o patrimônio e as operações contra riscos específicos.

Agora você já sabe quais são os 6 erros comuns no planejamento financeiro empresarial e como evitá-los. Com as informações, é possível melhorar a gestão da empresa, garantindo a sustentabilidade e o crescimento do negócio.

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