fator-operacional-x-Juros-entenda-a-diferença

Fator operacional x Juros: entenda a diferença!

Muitos empresários ainda sentem dúvida em relação à operação de Factoring, e se perguntam: “as Factoring cobram juros?”. Diferente dos bancos tradicionais, já adiantamos: a Factoring não cobra juros!

As Factoring são empresas que oferecem o serviço de antecipação de recebíveis, ou seja, a operação, de forma bem resumida, consiste em adiantar o pagamento que uma empresa tem para receber de vendas a prazo. Por isso, a Factoring não cobra juros pela operação, mas sim o chamado “fator operacional“. Neste artigo, vamos abordar mais detalhes sobre a operação de Factoring e te explicar a diferença entre juros e fator operacional. Confira!

Por que na antecipação de recebíveis não se cobra juros?

A resposta para esta pergunta é simples: a antecipação de recebíveis não é uma operação de empréstimo, mas sim uma compra de direitos creditórios. Ou seja, a Factoring, empresa de fomento mercantil, compra o direito de receber o pagamento de alguma venda que a empresa realizou e receberia somente no futuro. Por isso, a empresa cobra o fator operacional como uma forma de remuneração pela operação, que varia de acordo com o valor antecipado e o risco oferecido em cada transação. 

Como é calculado o fator operacional da Factoring?

O valor cobrado pelas Factoring podem variar de acordo com diferentes fatores, entre eles: prazo de pagamento, valor do título antecipado, o histórico da empresa ou o risco da operação.

Em muitos casos, as empresas não estão dentro dos padrões esperados por instituições financeiras tradicionais e os juros se tornam consideravelmente elevados. Logo, a antecipação de recebíveis pode ser uma ótima opção, uma vez que o fator operacional é definido pelas próprias Factoring.

Antecipar recebíveis ou fazer um empréstimo? Qual escolher?

As empresas de Factoring, como a AG Antecipa, oferecem muitas vantagens em relação às operações bancárias.

Levando em conta que a antecipação de recebíveis não é uma operação de empréstimo, mesmo uma empresa estando negativada no mercado ou em bancos, muitas Factoring ainda apresentam políticas próprias que podem estar dentro do escopo demandado por estas empresas, as quais passam por um processo de avaliação e compreensão do riscos. Além disso, operar com uma empresa de fomento mercantil pode ser menos burocrático do que com instituições financeiras tradicionais, o que pode ajudar a empresa a capitalizar-se mais rapidamente.

A Factoring pode operar com empresas negativadas?

Sim! Depois de passar pela avaliação, a Factoring pode decidir operar ou não com aquela empresa. Isso porque a Factoring não é uma instituição financeira, e sim, uma empresa de serviços que opera com o seu capital próprio, sem depender das ordens do Banco Central.

De forma geral, podemos destacar que: não, a Factoring não cobra juros, mas sim,  é descontado um fator operacional na transação, como forma de remuneração da empresa pelo valor adiantado pela empresa. Mas, se você quiser saber mais detalhes de como conseguir crédito com uma empresa de Factoring, é só entrar em contato com nosso time de especialistas que nós iremos te explicar todos os detalhes dessa operação e te mostrar como nós podemos impulsionar o seu negócio!

Siga a AG Antecipa no Instagram, Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades do mercado! além de receber insights valiosos que todos os empresários  precisam saber. 

as últimas postadas
veja outras categorias

gostou do nosso conteúdo?

então se inscreva para receber em seu e-mail