Fomento Mercantil 3 termos de Antecipação de Recebíveis para aprender com a AG Antecipa

Fomento Mercantil: 3 termos de Antecipação de Recebíveis para aprender hoje!

O universo do Fomento Mercantil envolve muitos termos específicos que algumas pessoas podem não compreender, por nunca terem tido contato anteriormente com essa modalidade. Por isso, viemos te apresentar 3 termos que envolvem esse tipo de operação para que você aprenda mais e esteja pronto para negociar seus recebíveis, sem correr riscos de não entender o que a empresa está te dizendo.

Aqui você vai aprender o que é cedente, o que é sacado e o que rating. Confira!

O que é o Fomento Mercantil?

Fomento mercantil é uma modalidade de antecipação de capital através da cessão dos direitos creditórios a receber dos clientes de uma empresa. Ou seja, é quando uma empresa vende seus recebíveis de longo prazo, e obtém capital imediato no caixa da empresa, em troca de uma taxa pela transação.

Por exemplo:

  • Uma empresa realiza vendas a prazo
  • Ela precisa esperar meses até receber o valor total daquela venda
  • O estoque está baixo, mas a empresa não tem recursos imediatos para aumentar o estoque e gerar mais dinheiro
  • A empresa pode realizar a antecipação e receber as compras à vista para investir no estoque e vender mais

Portanto, se o equilíbrio entre o capital investido e o dinheiro a receber forem negativos, essa diferença pode trazer grandes prejuízos para a empresa! Dessa forma, as empresas do fomento mercantil tendem ajudar as empresas a conseguirem lidar com imprevistos financeiros ou acelerar seu crescimento. 

Essa transação envolve duas partes: o cedente e o sacado.

Qual a diferença entre cedente e sacado?

A palavra cedente se refere àquele que cede. Ou seja, no contexto da Antecipação de Recebíveis, é esse termo representa a pessoa jurídica ou pessoa física que possui valores a receber de terceiros, por ser a parte que cede o crédito na transação.

Por outro lado, o sacado é a pessoa jurídica ou pessoa física que contratou os serviços da parte cedente. Nesse contexto, é a parte que recebe o crédito ou a antecipação dos seus recebíveis.

O terceiro termo para conhecer é o Rating, que também faz parte dessa transação. Esse termo representa o que garante segurança na operação. 

Ele pode ser classificado como um instrumento de classificação de crédito de uma empresa. Ou seja, o rating faz parte de uma análise de crédito criteriosa, baseada na segurança ou nos riscos que cada negócio pode oferecer às empresas cedentes.

E aí, curtiu aprender um pouco mais sobre o Fomento Mercantil? Esperamos trazer mais conteúdos como este para te ajudar nas negociações e deixar essa transação ainda mais transparente!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas para saber mais e agende uma reunião! Nosso time irá te apresentar os detalhes da nossa operação e te guiar para a solução mais adequada para o seu caso.

Acompanhe a AG Antecipa no InstagramFacebook e no LinkedIn para não perder nenhuma novidade do mercado. O futuro da sua empresa é AGora!

as últimas postadas
veja outras categorias

gostou do nosso conteúdo?

então se inscreva para receber em seu e-mail