Saiba como fazer planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
Para ter finanças saudáveis e investir no crescimento, a empresa deve fazer projeções. Aprenda como realizar o planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
A definição de metas é uma parte essencial para o funcionamento de qualquer negócio, mas também é importante abordá-las de maneira estratégica. Por essa razão, é válido saber trabalhar a metodologia dos objetivos SMART.
Cada uma das letras dessa sigla forma uma palavra em inglês, que se refere às características que as suas metas devem ter. Ao se preocupar em atender aos requisitos de cada uma delas, você consegue aumentar as suas chances de alcançar os resultados desejados.
Se você quer aprender como começar, confira este post. Você verá quais são os componentes dos objetivos SMART, como implementá-los e exemplos práticos!
Para que uma meta seja específica, ela deve definir claramente o que se deseja conquistar. Para isso, evite termos vagos e genéricos, preferindo detalhar o seu objetivo com precisão. Definir o que, por que, quem, onde e quais são os requisitos ou limitações ajudará a garantir o sucesso nessa etapa.
Por exemplo, um objetivo como “melhorar a saúde financeira da empresa” não é específico o suficiente. Em vez disso, pode-se definir como meta “reduzir os custos operacionais em 10% no próximo semestre”.
As metas precisam ser quantificáveis para que se possa acompanhar o progresso e saber quando elas foram alcançadas. Logo, você deve utilizar métricas claras e números específicos, como indicadores de desempenho chave (KPIs, na sigla em inglês), que permitam monitorar os seus resultados.
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Supondo que o objetivo seja melhorar a liquidez da empresa, uma meta mensurável poderia ser “aumentar o fluxo de caixa operacional em 20% nos próximos quatro meses”. O indicador deve ser monitorado mensalmente por meio de relatórios de fluxo de caixa, nesse caso.
Além dos pontos vistos até aqui, os objetivos SMART também devem ser alcançáveis, levando em conta os recursos e capacidades da empresa. Afinal, de nada adianta ter uma meta ousada se ela não puder ser atingida.
Uma meta atingível é “aumentar a margem de lucro em 5% ao longo do próximo ano”, caso a empresa já tenha identificado áreas em que é possível elevar a eficiência. Para isso, vale a pena se basear em resultados anteriores e se certificar de que esse é um objetivo realista.
As metas também devem ser relevantes para os objetivos maiores da empresa e contribuir para o seu crescimento e sucesso. Ou seja, atingi-las deve ser verdadeiramente importante para a missão do negócio e fazer a diferença na trajetória dela.
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Imagine que uma companhia deseja financiar uma iniciativa ousada de expansão de mercado. Uma meta relevante para isso seria a de aumentar o capital de giro em 15%. Assim, ela teria os recursos necessários para concretizar esse projeto.
Por fim, definir prazos claros para as metas financeiras é essencial para manter o foco e a motivação. Então estabeleça datas específicas para o início e término das atividades necessárias para alcançar a meta, fazendo a gestão estratégica do tempo.
Por exemplo, uma meta temporal pode ser “reduzir a dívida de curto prazo da empresa em 6 meses”. Nesse caso, há um prazo claramente definido que servirá de guia para a execução do que está planejado.
Agora você já sabe como definir objetivos SMART para contar com uma abordagem mais sistemática e atingir suas metas. Com esse método, é possível alinhar os esforços da empresa com suas estratégias de longo prazo, permitindo viabilizar resultados concretos.
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