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Ponto de equilíbrio financeiro: descubra como alcançar!

O ponto de equilíbrio financeiro representa um fator essencial na administração empresarial, independentemente do tamanho da sua companhia. Por meio dele, é possível ter uma visão clara sobre a sustentabilidade do negócio.

Ao saber como fazer seu cálculo e usar os resultados que ele oferece, você tem uma base sólida para o planejamento estratégico e a tomada de decisões. Assim, há como desenvolver estratégias eficazes para otimizar custos, ajustar preços de venda e melhorar a eficiência operacional.

Se o assunto chamou a sua atenção, confira neste artigo o que é ponto de equilíbrio financeiro e descubra como alcançá-lo na sua empresa!

O que é o ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio, também conhecido como breakeven point, é um indicador presente na gestão financeira empresarial. Ele sinaliza quanto uma companhia precisa vender para cobrir todos os seus custos operacionais sem ficar no prejuízo.

Isso significa que, ao atingir o ponto de equilíbrio, a empresa não ganha nem perde. Ainda que a situação possa parecer negativa — uma vez que a maior parte das companhias busca ser lucrativa —, ela mostra que o negócio consegue se manter sem se endividar.

Ou seja, o ponto de equilíbrio serve como um indicador de segurança, mostrando até onde a empresa pode se sustentar sem gerar lucro. Em contrapartida, após atingir esse marco, qualquer venda realizada representa um acréscimo direto no lucro da companhia, pois os custos já estão cobertos.

Portanto, entender e calcular o ponto de equilíbrio financeiro permite aos empresários estabelecerem estratégias e metas de vendas mais eficazes. O conhecimento também auxilia na avaliação do impacto de mudanças nos custos e no preço de venda dos produtos ou serviços.

Como o ponto de equilíbrio financeiro é calculado?

Agora que você aprendeu o conceito de ponto de equilíbrio, é pertinente conferir como é feito o seu cálculo. Em geral, ele é alcançado por meio da divisão dos custos fixos e despesas fixas pela margem de contribuição.

A fórmula fica assim:

Ponto de equilíbrio financeiro = (Custos fixos e despesas fixas) / Margem de contribuição

Para fazer o cálculo, você deve compreender cada um dos elementos usados na fórmula. Veja!

Custos fixos

Os custos fixos de uma empresa são os gastos com o produto final, estando ligados à compra ou à produção de bens e serviços. Eles são cobrados todos os meses — independentemente dos resultados da companhia —, portanto, são considerados fixos.

São exemplos:

  • mão de obra;
  • matéria-prima;
  • gastos gerais de fabricação e manutenção.

Leia também: Conheça os tipos de custos financeiros empresariais existentes!

Despesas fixas

Já as despesas fixas englobam os gastos associados à gestão empresarial, ou seja, elas estão relacionadas ao funcionamento da companhia. O seu desembolso é mensal e não tem um impacto direto na criação de novos produtos para venda.

É o caso de despesas, como:

  • aluguel do estabelecimento comercial;
  • contas de consumo;
  • licenças para uso de softwares e sistemas;
  • entre outras.

Leia também: Tipos de despesas: saiba como categorizar!

Margem de contribuição

A margem de contribuição mostra quanto cada venda gera de lucro para a empresa. O seu cálculo é feito a partir da subtração dos custos e despesas variáveis do preço de venda. A métrica pode ser verificada para cada produto e, depois, multiplicada pela quantidade vendida.

Por exemplo, suponha que a sua empresa venda em torno de 5 mil itens por mês. Tenha que, com isso, seu faturamento chegue a R$ 50 mil mensais e, entre custos e despesas variáveis, ela gaste R$ 30 mil por período.

Nesse cenário, a margem de contribuição total é de R$ 20 mil. Dividindo-a pela quantidade de itens, ela resulta em R$ 4 de lucro por unidade vendida.

Após encontrar o resultado, veja um exemplo de como aplicá-lo na fórmula do ponto de equilíbrio financeiro!

Exemplo

Imagine que a sua empresa tenha um desembolso fixo de R$ 6 mil em custos e de R$ 18 mil de despesas. Agora, considerando que a margem de contribuição tenha alcançado o resultado de R$ 4 por unidade, basta substituir cada valor na fórmula do ponto de equilíbrio financeiro.

Veja:

Ponto de equilíbrio financeiro = (Custos e despesas fixas) / Margem de contribuição

P = (6.000 + 18.000) / 4

P = 24.000 / 4

P = 6.000

O resultado indica que, para a empresa alcançar o ponto de equilíbrio financeiro nesse cenário, ela precisa vender, no mínimo, 6 mil itens mensalmente. Nesse exemplo, a companhia teria que vender mais mil unidades por mês para alcançar o seu breakeven point.

Quais estratégias podem ser adotadas para atingir o ponto de equilíbrio?

Chegando até aqui, você aprendeu como calcular o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa, mas pode ter dúvidas sobre quais estratégias usar para atingi-lo. Existem diferentes maneiras de alcançar o seu breakeven point.

Confira algumas delas!

Redução de despesas e custos fixos

Um modo eficiente de alcançar o ponto de equilíbrio da sua empresa é buscar formas de reduzir as despesas e custos fixos. Nesse sentido, é válido tentar renegociar contratos com fornecedores, mudar o estabelecimento para reduzir o aluguel e otimizar a estrutura administrativa.

Controle de custos e despesas variáveis

Como você viu, os custos e despesas variáveis influenciam a margem de contribuição. Logo, conseguir manter o controle dos gastos permite aumentar o lucro por venda e reduzir a quantidade de itens que precisam ser vendidos para alcançar o ponto de equilíbrio.

Aumento do preço de venda

Outra maneira de aumentar a sua margem de contribuição e diminuir a quantidade vendida para chegar ao breakeven point é aumentar seu preço de venda. No entanto, a estratégia deve ser bem estudada e planejada para não afetar negativamente a demanda e gerar o efeito contrário.

Elevação do volume de vendas

Desenvolver estratégias de marketing que possam aumentar o volume de vendas contribui para alcançar o ponto de equilíbrio com mais rapidez. Portanto, considere oferecer promoções, fazer campanhas publicitárias e expandir para novos mercados.

Diversificação de produtos e serviços

Mais uma forma de aumentar suas receitas e cobrir todos os seus gastos é a diversificação do seu portfólio de produtos e serviços. Tenha em mente que cada produto possui uma margem de contribuição, mas elas podem ser somadas na hora de fazer o cálculo do ponto de equilíbrio.

Neste conteúdo, você viu o que é o ponto de equilíbrio financeiro e as estratégias que podem ser adotadas para alcançá-lo com mais eficiência. Conseguir atingir o seu breakeven point e monitorar o indicador com frequência ajuda a assegurar a sustentabilidade financeira do seu negócio.

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