Saiba como fazer planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
Para ter finanças saudáveis e investir no crescimento, a empresa deve fazer projeções. Aprenda como realizar o planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
Alguns termos do Fomento mercantil são importantes principalmente para quem está lidando pela primeira vez com uma empresa de fomento mercantil.
O universo das Factorings envolve muitos termos técnicos e específicos que grande parte das pessoas acabam não compreendendo, por nunca terem tido contato com isso.
Nossa missão é te mostrar que somos transparentes, e queremos simplificar o processo de antecipação de recebíveis entre empresas!
Então, hoje trouxemos 4 termos para te apresentar e te ajudar a negociar seus recebíveis com empresas de fomento mercantil, sem que você corra riscos por não entender o que o consultor está te dizendo. Vamos lá?
Fomento mercantil é uma modalidade de antecipação de capital através da cessão dos direitos creditórios a receber dos clientes de uma empresa. Ou seja, é quando uma empresa vende seus recebíveis futuros e obtém capital imediato no caixa da empresa, em troca de uma taxa pela transação.
Por exemplo:
Portanto, se o equilíbrio entre o capital investido e o dinheiro a receber forem negativos, essa diferença pode trazer grandes prejuízos para a empresa! Dessa forma, as empresas do fomento mercantil tendem auxiliar as empresas a conseguirem lidar com imprevistos financeiros ou acelerar seu crescimento.
Essa transação envolve duas partes: o cedente e o sacado, que já te mostramos o que significa! Além dos envolvidos diretos na operação, existem outras organizações e pessoas que também fazem parte do processo de antecipar recebíveis. Vem conhecer:
Para as empresas que comercializam produtos e não serviços, contar com um grande estoque pode parecer uma excelente ideia. Apesar disso, é importante estar atento pois, nem sempre, os produtos estocados são relevantes para o cliente e podem perder valor de mercado muito rápido.
Portanto, preste atenção aos prazos de validade, tendências, produtos mais consumidos e possíveis defeitos de fabricação, para que você consiga minimizar os prejuízos ao longo do tempo.
Se sua empresa possui produção própria, fique atento! É importante que todas as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do seu projeto sejam verificadas de forma periódica, para evitar prejuízos caso alguma delas pare de funcionar. Realizar manutenções preventivas, trocas ou atualizações dos equipamentos podem ser um investimento que vai reduzir muitos custos da empresa no longo prazo.
Já se sua empresa trabalha com prestação de serviços, atente-se às pequenas ferramentas do dia a dia, como canetas, papéis, pilhas, cartuchos, etc. Oriente os colaboradores para que façam o uso adequado e de acordo com as demandas do dia a dia.
Para fazer uma boa gestão do capital de giro e do fluxo de caixa da empresa, é importante sempre contar com uma assessoria financeira para saber qual a maneira correta de administrar seus recursos!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas e agende uma reunião. Nosso time está pronto para te apresentar todos os detalhes das nossas soluções e te guiar para o caminho certo do crescimento!
Para ter finanças saudáveis e investir no crescimento, a empresa deve fazer projeções. Aprenda como realizar o planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
O ciclo financeiro e o ciclo operacional são elementos-chave para a gestão de negócios. Saiba mais sobre eles e suas influências em empresas!
Você sabe como lidar com as vendas sazonais? Confira as principais dicas para enfrentar períodos de baixa procura e manter o lucro da empresa!
Antecipar a fatura é uma solução para organizar as finanças da empresa. Conheça 5 motivos para implementar a estratégia!