Termos do Fomento Mercantil para conhecer com a a AG Antecipa

Termos do Fomento Mercantil para conhecer: confira!

Alguns termos do Fomento mercantil são importantes principalmente para quem está lidando pela primeira vez com uma empresa de fomento mercantil. 

O universo das Factorings envolve muitos termos técnicos e específicos que grande parte das pessoas acabam não compreendendo, por nunca terem tido contato com isso.

Nossa missão é te mostrar que somos transparentes, e queremos simplificar o processo de antecipação de recebíveis entre empresas!

Então, hoje trouxemos 4 termos para te apresentar e te ajudar a negociar seus recebíveis com empresas de fomento mercantil, sem que você corra riscos por não entender o que o consultor está te dizendo. Vamos lá?

Fomento Mercantil: tudo que você precisa saber

Fomento mercantil é uma modalidade de antecipação de capital através da cessão dos direitos creditórios a receber dos clientes de uma empresa. Ou seja, é quando uma empresa vende seus recebíveis futuros e obtém capital imediato no caixa da empresa, em troca de uma taxa pela transação.

Por exemplo:

  • Uma empresa realiza vendas a prazo;
  • Ela precisa esperar até receber o valor total daquela venda;
  • O estoque está baixo, mas a empresa não tem recursos imediatos para aumentar o estoque e gerar mais dinheiro;
  • A empresa pode realizar a antecipação e receber as compras à vista para investir no estoque e vender mais.

Portanto, se o equilíbrio entre o capital investido e o dinheiro a receber forem negativos, essa diferença pode trazer grandes prejuízos para a empresa! Dessa forma, as empresas do fomento mercantil tendem auxiliar as empresas a conseguirem lidar com imprevistos financeiros ou acelerar seu crescimento.

Essa transação envolve duas partes: o cedente e o sacado, que já te mostramos o que significa! Além dos envolvidos diretos na operação, existem outras organizações e pessoas que também fazem parte do processo de antecipar recebíveis. Vem conhecer:

  1. Anfac: Associação Nacional de Factoring – é uma sociedade civíl, de âmbito nacional, com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, com sede legal, no SCN – Quadra 01 – Bloco “E” – Ed. Central Park – Sala 1805 – Brasília – DF, e escritório operacional em São Paulo – SP, na Av. Paulista, no. 1499, conjuntos 906/912, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ sob n0. 27.642.602/0001-07, com seus atos constitutivos (Estatutos Social) devidamente registrados sob no. 67.599, no Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas do Rio de Janeiro – RJ, fundada em 11 de fevereiro de 1982, com o objetivo de difundir o factoring, buscando parâmetros legais e operacionais dentro do direito e da legislação pertinente.
  2. Avalista: É a pessoa física ou jurídica que intervém em títulos de crédito, na qualidade de devedor solidário, assumido solidariamente, como principal pagador.
  3. Coaf: Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Criado pela Lei 9.613, de 3/3/1998, no âmbito do Ministério da Fazenda, com a finalidade de disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar ocorrências suspeitas de atividades ilícitas relacionadas à lavagem de dinheiro. É a Unidade de Inteligência Financeira (UIF) brasileira ou, na versão em inglês, FIU ­ Financial Intelligence Unit.

Gestão de estoque

Para as empresas que comercializam produtos e não serviços, contar com um grande estoque pode parecer uma excelente ideia. Apesar disso, é importante estar atento pois, nem sempre, os produtos estocados são relevantes para o cliente e podem perder valor de mercado muito rápido.

Portanto, preste atenção aos prazos de validade, tendências, produtos mais consumidos e possíveis defeitos de fabricação, para que você consiga minimizar os prejuízos ao longo do tempo.

Manutenções periódicas e gastos extras

Se sua empresa possui produção própria, fique atento! É importante que todas as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do seu projeto sejam verificadas de forma periódica, para evitar prejuízos caso alguma delas pare de funcionar. Realizar manutenções preventivas, trocas ou atualizações dos equipamentos podem ser um investimento que vai reduzir muitos custos da empresa no longo prazo.

Já se sua empresa trabalha com prestação de serviços, atente-se às pequenas ferramentas do dia a dia, como canetas, papéis, pilhas, cartuchos, etc. Oriente os colaboradores para que façam o uso adequado e de acordo com as demandas do dia a dia.

Para fazer uma boa gestão do capital de giro e do fluxo de caixa da empresa, é importante sempre contar com uma assessoria financeira para saber qual a maneira correta de administrar seus recursos!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas e agende uma reunião. Nosso time está pronto para te apresentar todos os detalhes das nossas soluções e te guiar para o caminho certo do crescimento!

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