Saiba como fazer planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
Para ter finanças saudáveis e investir no crescimento, a empresa deve fazer projeções. Aprenda como realizar o planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
Fazer um bom planejamento é importante para qualquer tipo de negócio — principalmente aqueles que estão iniciando as atividades. Afinal, ele possibilita preparar e organizar o empreendimento para diversos desafios que podem surgir.
Nesse sentido, a criação de um Business Model Canvas ajuda a visualizar os possíveis modelos de negócio para a empresa. Na prática, ele é responsável por auxiliar os empresários a tirar ideias do papel de maneira organizada e segura.
Neste conteúdo, você conhecerá dicas para estruturar um Business Model Canvas para seu empreendimento. Acompanhe!
Os segmentos de clientes são os diferentes grupos de pessoas ou empresas que a sua companhia pretende alcançar. Cada um deles pode ter necessidades, comportamentos e características específicas.
Outro passo relevante é definir a proposta de valor do negócio. O processo é feito a partir da análise dos segmentos de clientes, buscando identificar diferenciais e soluções que atendam às expectativas do público.
Os canais são os meios pelos quais a empresa entregará a proposta de valor aos clientes, podendo ser físicos (lojas e pontos de venda) e digitais (sites e aplicativos). Logo, defina por quais canais o seu produto ou serviço será oferecido, garantindo que ele alcance seus clientes de maneira eficaz.
O relacionamento com os consumidores determina como a empresa interage com cada segmento de cliente. Ele pode variar desde um atendimento personalizado até o autoatendimento, passando por serviços de apoio e comunidades de usuários.
Leia também: Entendendo as necessidades do cliente e o sucesso empresarial
Já as fontes de receitas representam a forma como a empresa ganha dinheiro a partir das atividades que entregam a proposta de valor. Elas incluem venda de produtos, serviços de assinatura e licenciamento, entre outras. Identifique claramente essas fontes para planejar estratégias e potencializar a rentabilidade.
Os recursos-chave são os ativos mais relevantes para fazer o seu modelo de negócio funcionar. Eles podem incluir capital financeiro, recursos humanos (equipe qualificada), equipamentos e tecnologia. Identificar os recursos ajuda a planejar como adquiri-los e gerenciá-los corretamente.
Leia também: Liderança empreendedora: 10 habilidades para desenvolver
As atividades-chave representam as principais ações que a sua empresa precisa realizar para entregar valor aos clientes. Elas incluem marketing, controle de qualidade, medidas antifraude e desenvolvimento de produtos, por exemplo.
As parcerias-chave também são elementos relevantes para o funcionamento eficiente do negócio. Elas representam os relacionamentos que sua empresa estabelece com outras companhias para garantir o sucesso das operações.
Parcerias podem envolver diversas entidades, incluindo:
Por fim, a estrutura de custos envolve todos os gastos necessários para operar o seu modelo de negócio. Eles podem ser divididos em custos fixos — como aluguel e salários — e variáveis, como matéria-prima e comissão de vendas.
Entender a estrutura contribui para a sustentabilidade financeira da empresa. Como resultado, o conhecimento permite a determinação de preços competitivos.
Neste post, você conheceu dicas de como estruturar um Business Model Canvas para seu empreendimento. Portanto, não deixe de colocar as estratégias em prática para ter um modelo de negócio mais adequado — contribuindo para o seu sucesso.
Gostou do conteúdo e quer manter os seus contatos bem informados sobre Business Model Canvas? Então compartilhe o post nas redes sociais! Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar outras novidades, você nos encontra no Facebook, Instagram e LinkedIn!
Para ter finanças saudáveis e investir no crescimento, a empresa deve fazer projeções. Aprenda como realizar o planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
O ciclo financeiro e o ciclo operacional são elementos-chave para a gestão de negócios. Saiba mais sobre eles e suas influências em empresas!
Você sabe como lidar com as vendas sazonais? Confira as principais dicas para enfrentar períodos de baixa procura e manter o lucro da empresa!
Antecipar a fatura é uma solução para organizar as finanças da empresa. Conheça 5 motivos para implementar a estratégia!