Pessoas estruturando um plano de negócios eficiente.

Conheça os tipos de custos financeiros empresariais existentes!

As despesas são os desembolsos necessários para a operação da empresa, mas que não estão diretamente relacionados à produção — como aluguel de escritório e salários administrativos. Já os custos são os gastos diretamente ligados à produção de bens ou serviços.

Entre esses pagamentos, estão matéria-prima e mão de obra direta. Pensando nisso, você sabe quais são os tipos de custos existentes em um negócio? Entendê-los ajuda na gestão empresarial, aumentando as chances de sucesso.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e saiba quais são os custos de uma organização!

Quais são os tipos de custos existentes em um negócio?

Os custos são aqueles desembolsos relacionados à atividade principal de um negócio. Assim, eles podem se dividir em quatro classificações.

A seguir, veja os tipos de custos!

Custo fixo

O custo fixo é o gasto recorrente que ocorre independentemente do volume de produção ou vendas. Ele também é conhecido como custo de estrutura por incluir desembolsos relacionados à capacidade produtiva da empresa.

São exemplos de custos fixos:

  • salários dos funcionários;
  • manutenção periódica de equipamentos;
  • materiais de limpeza e conservação das instalações.

Custo variável

O custo variável muda conforme o nível de produção e de vendas. Desse modo, ele inclui gastos diretamente relacionados à fabricação de produtos ou prestação de serviços.

Nesse caso, os exemplos de custos variáveis são:

  • matéria-prima;
  • embalagens;
  • comissões de vendedores.

Custo direto

Já o custo direto é aquele facilmente atribuído a um produto específico sem necessidade de rateio. Além disso, ele é mensurável e está diretamente relacionado ao processo de produção, como insumos e mão de obra direta.

Custo indireto

Por fim, os custos indiretos são aqueles que não podem ser atribuídos a uma unidade específica de produção. Portanto, eles necessitam de rateio para serem calculados, como a água e a energia elétrica utilizadas nas operações.

Leia também: Estratégia Financeira usando a Antecipação de Recebíveis

Qual é a importância de saber sobre os tipos de custos?

Sabendo os principais tipos de custos, é o momento de entender a importância de compreendê-los. Na prática, entender as diferenças entre custos fixos, variáveis, diretos e indiretos é imprescindível para a gestão financeira eficaz de uma empresa.

Ao considerar todos os custos envolvidos na produção ou prestação de um serviço, uma empresa pode estabelecer preços que não apenas cubram esses desembolsos, mas também gerem lucro. Ademais, a análise dos diferentes tipos de custos facilita o planejamento financeiro.

Com uma visão objetiva desses gastos, os gestores podem elaborar orçamentos mais precisos e previsões financeiras mais realistas. Ainda, ao avaliar a lucratividade de produtos ou serviços específicos, uma empresa pode identificar áreas em que ela obtém os maiores retornos.

Nesse mesmo cenário, a organização pode detectar em que pontos as mudanças podem ser necessárias para melhorar a eficiência operacional e a rentabilidade geral do negócio.

Neste artigo, você entendeu os principais tipos de custos que existem em uma empresa. Agora, é interessante estudá-los para fazer essa classificação em seu negócio e ter uma gestão financeira mais eficiente e adequada.

Você gostou deste post? Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas possam entender as diferenças entre os custos de uma empresa!

Quer saber mais sobre a antecipação de recebíveis? Entenda como esse processo funciona conosco, da AG Antecipa!

as últimas postadas
veja outras categorias

gostou do nosso conteúdo?

então se inscreva para receber em seu e-mail