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O que é margem de contribuição e como calcular? Entenda!

A gestão financeira de um negócio pode contar com diversos instrumentos que ajudam a compreender a sua situação e a definir as melhores estratégias empresariais. Um exemplo é a margem de contribuição — você sabe o que é essa métrica?

O indicador é importante para a empresa entender se os seus resultados atendem às expectativas. Com isso, ele permite identificar ineficiências, controlar riscos e definir estratégias para aprimorar a performance.

Quer saber mais sobre a margem de contribuição e como o seu cálculo é feito? Continue a leitura para conferir!

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição é uma métrica financeira que indica quanto do valor gerado pelas vendas de uma empresa está disponível após a dedução dos custos e das despesas variáveis. Assim, o indicador reflete o resultado obtido com cada produto vendido.

Desse modo, ele mostra se a receita alcançada é suficiente para cobrir os custos e ainda gerar lucro. Por esse motivo, a margem de contribuição tem um papel relevante na avaliação da sustentabilidade financeira do negócio.

Considere que o montante que sobra após pagar os custos variáveis contribui para o caixa, sendo destinado ao pagamento de custos fixos. Também é desejável ter uma quantia a mais, que representa o lucro da empresa. Ademais, a margem de contribuição tem outras funções na gestão.

Uma delas é o cálculo da quantidade mínima de produtos que a companhia precisa vender para não operar no prejuízo — cobrindo todos os seus gastos essenciais.

Leia também: Saiba como fazer planejamento de fluxo de caixa a longo prazo

Quais são os tipos de margem de contribuição?

Agora que você entende o que é margem de contribuição, precisa saber que ela tem diferentes tipos. Cada um deles possui as suas funções — e a escolha do mais adequado depende do objetivo da empresa.

Conheça os principais tipos de margem de contribuição!

Margem de contribuição unitária

Nesse tipo, o indicador é calculado a partir do preço de venda de um produto ou serviço. O resultado ajuda a empresa a descobrir como cada item impacta os resultados do negócio. Dessa forma, a gestão identifica os produtos mais rentáveis e pode definir estratégias para melhorar o desempenho.

Margem de contribuição total

A margem de contribuição total representa a diferença entre a receita total e os custos e despesas variáveis, desconsiderando os custos fixos. Ela dá uma visão mais geral da empresa, sendo utilizada em decisões de curto prazo, por exemplo.

A métrica auxilia a definir aspectos como preços, volume de vendas e controle de custos variáveis. Assim, ela garante que as operações gerem o valor necessário para cobrir os gastos e gerar lucro.

Margem de contribuição por canal

O cálculo da margem de contribuição também pode ser feito por canal de vendas, quando a empresa precisa verificar os resultados de cada um deles. A alternativa é relevante para negócios que realizam vendas físicas e online, por exemplo — permitindo entender o desempenho em cada modalidade.

Margem de contribuição por vendedor

Por fim, as empresas que desejam medir o desempenho da equipe de vendas têm a opção de calcular a margem de contribuição por vendedor. Ela revela o quanto cada vendedor contribui para o desempenho, considerando as vendas realizadas por ele e os custos associados.

Esse cálculo permite à empresa identificar os profissionais com melhor performance, além de orientar ações de treinamento e estratégias para os resultados da equipe. Ele também é útil para definir metas de vendas, comissões e bonificações.

Como calcular a margem de contribuição?

Você já aprendeu o que significa margem de contribuição e quais são os tipos existentes. Agora é o momento de conhecer o cálculo para chegar a esse percentual. Você deve ajustar os fatores conforme o tipo de resultado que deseja obter.

A fórmula da margem de contribuição total é a seguinte:

Margem de contribuição = Valor das vendas – (Custos variáveis + Despesas variáveis)

Para calcular o indicador, você precisa ter clareza sobre cada um dos seus fatores. Afinal, eles podem gerar confusões e fazer com que a conta fique incorreta.

Veja o que cada item da fórmula significa:

  • valor das vendas: é o total da receita gerada pelas vendas de produtos ou serviços da empresa. Ele representa quanto o negócio faturou antes de considerar qualquer tipo de custo ou despesa;
  • custos variáveis: correspondem à quantia necessária para desenvolver o produto ou serviço oferecido, englobando as matérias-primas, embalagens etc.;
  • despesas variáveis: são os gastos da companhia para se manter, mas que não têm relação direta com os produtos. Alguns exemplos são a conta de água, luz e internet.

Além da margem de contribuição total, você deve conhecer a fórmula da margem de contribuição unitária. Para encontrar o indicador para cada produto, o cálculo é o seguinte:

Margem de contribuição unitária = Faturamento unitário de cada produto – Custos e despesas de cada item

Para ficar mais clara a compreensão sobre o cálculo da margem de contribuição, vale a pena conferir como ele funciona na prática.

Confira um exemplo!

Exemplo prático de cálculo da margem de contribuição total

Imagine que uma empresa tem a projeção de vender 120 unidades de determinado item, cobrando R$ 150 por unidade. Considere também que o custo de produção é de R$ 50 por mercadoria e as despesas variáveis por unidade são de R$ 40.

Para aplicar a fórmula, primeiramente, você precisa conhecer cada um dos fatores. Ficaria assim:

  • receita operacional: 120 x R$ 150 = R$ 18.000;
  • custos variáveis por unidade: 120 x R$ 50 = R$ 6.000;
  • despesas variáveis por unidade: 120 x R$ 40 = R$ 4.800.

Portanto, o cálculo da margem de contribuição total para o produto é o seguinte:

Margem de contribuição = Valor das vendas – (Custos variáveis + Despesas variáveis)

Margem de contribuição = R$ 18.000 – (R$ 6.000 + R$ 4.800)

Margem de contribuição = R$ 18.000 – R$ 10.800

Margem de contribuição = R$ 7.200

Já se o seu objetivo for encontrar o resultado unitário, você deve fazer o cálculo sem multiplicar cada fator pela quantidade de unidades.

Entendeu o que é a margem de contribuição e como calcular o indicador? A métrica é muito útil para empresas de todos os portes — ajudando a avaliar os resultados passados ou a fazer projeções. Logo, vale a pena considerá-la na gestão financeira do negócio.

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