Saiba como fazer planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
Para ter finanças saudáveis e investir no crescimento, a empresa deve fazer projeções. Aprenda como realizar o planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!
Fazer boas análises de mercado é um passo indispensável no planejamento estratégico de empresas, independentemente do seu porte. Entre os caminhos para alcançar esse objetivo, pode ser interessante aplicar a matriz SWOT.
O processo representa a prática de considerar aspectos como os pontos fortes da empresa e as ameaças que ela pode enfrentar. Portanto, criar essa matriz pode ser uma vantagem competitiva importante no mercado, além de contribuir para a gestão empresarial.
Quer entender mais sobre o tema? Neste artigo, você aprenderá o que é a matriz SWOT, como ela funciona e como é possível aplicá-la na sua empresa.
Aproveite a leitura!
A matriz SWOT, por vezes chamada de análise FOFA, em português, é uma ferramenta estratégica para avaliação e determinação de planejamento de negócios.
A sigla surgiu a partir da união dos seguintes itens:
O objetivo da matriz SWOT é identificar fatores internos e externos que influenciam a empresa. Desse modo, ela pode facilitar o diagnóstico da situação atual do negócio e o encontro de pontos de melhoria.
As forças, como o próprio nome diz, estão ligadas às características em que sua empresa se destaca. Nessa etapa, você deve considerar os pontos positivos atuais do negócio.
As fraquezas são as áreas da empresa que demandam uma atenção especial. Nesse caso, é possível considerar tanto o que está aquém das expectativas internamente quanto pontos nos quais a concorrência pode ser superior.
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Já as oportunidades priorizam a avaliação de aspectos externos, já que representam as possibilidades que a empresa tem à sua disposição para aproveitar e crescer. Um exemplo é o surgimento de tendências de mercado para investir.
Por último, as ameaças são os riscos que ela pode enfrentar, como mudanças regulatórias até possíveis crises de mercado. De maneira geral, forças e fraquezas são aspectos sob controle da empresa, por serem majoritariamente internos — o que nem sempre acontece com oportunidades e ameaças.
Agora que você entendeu mais sobre a matriz, está na hora de colocar a metodologia em prática na sua empresa.
Confira as etapas e veja como fazer a análise SWOT!
O primeiro passo para aplicar a matriz SWOT na empresa é definir qual será o objetivo dela. Um exemplo é quando o negócio está avaliando a realização de novos investimentos no mercado, como a criação de um produto.
Além disso, ela pode ser útil para diversos outros processos — como no caso de uma estratégia de rebranding e da criação de um plano de negócio. Fazendo o levantamento de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é possível ter mais clareza para o momento de desenvolver o projeto.
Para otimizar o processo, conte com o apoio de toda a equipe, não se limitando apenas à liderança. Muitas vezes, os colaboradores trazem insights importantes sobre percepções que eles têm na rotina da empresa — e que nem sempre são notados por aqueles que não realizam as atividades operacionais.
Com os objetivos claros, o desenho da análise SWOT começa com a definição das forças da sua empresa. Boa infraestrutura, cultura bem estabelecida e reputação positiva no mercado são aspectos que podem ser vistos como pontos fortes.
Para entender melhor, considere o exemplo de uma varejista que tem uma loja física. Um ponto forte para ela pode ser sua localização em uma área de alta movimentação de clientes e a variedade de meios de pagamento que o negócio aceita.
Ao definir as forças, além dos insights da equipe, vale coletar feedbacks dos clientes. Por terem uma visão externa, eles tendem a trazer aspectos novos para a avaliação, garantindo um processo mais acertado.
Definir as forças não ajuda somente na gestão empresarial. Esse conhecimento pode contribuir com estratégias de marketing, para a empresa valorizar os diferenciais em suas comunicações.
Após a definição das forças, é preciso avançar para o outro elemento interno da matriz SWOT: as fraquezas. Assim como o primeiro ponto, há diversos aspectos que podem ser considerados deficitários em um negócio.
Por exemplo, uma empresa com pouco capital de giro pode enxergar que o aspecto financeiro é uma desvantagem — já que ele dificulta a realização de novos investimentos. Outras fraquezas podem ser a alta rotatividade de funcionários ou falta de alinhamento entre diferentes setores.
Também vale a pena receber opiniões externas dos clientes. Eles podem apontar aspectos que demandam melhorias, como diversidade de produtos ou atendimento. Com o levantamento das fraquezas, a empresa consegue planejar estratégias para evoluir.
Já para a avaliação das oportunidades, você deve ampliar a ótica das pesquisas para priorizar a consideração de aspectos externos. Elas surgem de mudanças no mercado, avanços tecnológicos, novas regulamentações, entre outras.
Se a empresa está percebendo uma mudança no perfil de consumo, é possível se adequar para o novo momento mais rapidamente. A agilidade nesse processo poderá fazer com que ela se antecipe à concorrência e ganhe uma vantagem competitiva.
Da mesma forma que as oportunidades, a consideração dos elementos externos será fundamental para entender as ameaças que a empresa lida ou pode enfrentar. A falta de compreensão delas tende a colocar em risco o sucesso dos projetos e até a continuidade da operação.
Logo, faça um levantamento amplo de ameaças, considerando desde a entrada de novos concorrentes até mudanças nos juros no mercado. Com isso, a empresa poderá ter planos para contornar os cenários caso eles se concretizem.
Aplicar a matriz SWOT na empresa pode ser um diferencial em seu planejamento. Afinal, como você viu, ela traz mais robustez para as estratégias, identificando desde pontos fortes para explorar até ameaças para se proteger.
Nesse sentido, imagine que a sua empresa identificou uma oportunidade de lançar um produto. Porém, se não houver recursos financeiros disponíveis e os juros do mercado estiverem altos, ter o capital para investir pode se tornar desafiador.
Com os pontos identificados na análise SWOT, a gestão pode buscar outros caminhos para viabilizar o investimento — como a antecipação de recebíveis. Desse modo, ela terá recursos em caixa para se movimentar e colocar as estratégias definidas em prática.
Como você acompanhou, realizar a matriz SWOT é uma estratégia interessante para as empresas por viabilizar uma melhor compreensão sobre a realidade do negócio e o momento do mercado. Com esse conhecimento, você pode fazer essa análise e otimizar a gestão empresarial.
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