Duas pessoas em uma reunião mexendo em papéis e um computador.

Saiba como fazer planejamento de fluxo de caixa a longo prazo!

Saber como fazer o planejamento de fluxo de caixa contribui para garantir a saúde financeira de uma empresa. A projeção das movimentações de entrada e saída de recursos possibilita antecipar cenários, tomar decisões mais estratégicas e evitar surpresas no orçamento.

Além de permitir um controle eficaz das finanças, o procedimento ajuda a identificar oportunidades de investimento e a honrar os compromissos financeiros a longo prazo.

Neste artigo, você verá a importância de planejar o fluxo de caixa e descobrirá como projetá-lo. Confira!

Por que a empresa deve planejar o fluxo de caixa?

Antes de saber como fazer o planejamento de fluxo de caixa, você deve conhecer os seus benefícios para o negócio. Essa é uma forma de entender quais são as perspectivas internas e externas, o que contribui para as decisões estratégicas da companhia.

A partir de um controle a longo prazo, a gestão empresarial verifica se terá condições de cumprir com os seus compromissos financeiros no período. Além disso, ela tem a oportunidade de avaliar as possibilidades de investir em expansão.

Portanto, o planejamento de fluxo de caixa a longo prazo é um processo capaz de proporcionar mais segurança financeira ao negócio e viabilizar o seu crescimento.

Como fazer o planejamento de fluxo de caixa?

Após compreender qual é a importância de um planejamento estratégico de fluxo de caixa a longo prazo, é hora de aprender como fazer o processo.

Acompanhe os passos!

Registre as contas a pagar e a receber

O primeiro passo para fazer o planejamento de fluxo de caixa é registrar as contas a pagar e a receber. Identifique as receitas e as despesas fixas e variáveis e registre as projeções organizadamente.

Você pode contar com softwares ou planilhas para facilitar o trabalho. Categorize os dados, diferenciando as fontes das entradas de receita e as saídas de recursos. Com isso, a empresa consegue perceber em quais áreas estão os maiores gastos e as atividades que geram mais retorno.

Leia também: Tipos de despesas: saiba como categorizar!

Defina o período

Com esses primeiros dados registrados, você deve definir o período para fazer a projeção. Em um processo com foco no longo prazo, é necessário considerar eventuais variações nos dados. Ainda, atualize o documento com frequência para manter o planejamento correto.

Analise os resultados

Com a projeção concretizada, você precisa analisar os resultados para que eles efetivamente contribuam para o negócio. Por exemplo, veja se haverá margem de capital para fazer investimentos e defina as melhores formas de usar os recursos.

Do mesmo modo, ao analisar o fluxo de caixa, você pode perceber a necessidade de realizar ajustes para manter o saldo positivo. Vale destacar que, para a segurança da empresa, ela deve ter uma reserva de emergência para evitar problemas financeiros.

A companhia também tem a opção de solicitar a antecipação de recebíveis para manter o caixa saudável. Trata-se de uma forma de obter no presente os recursos que seriam recebidos apenas no futuro. Para tanto, você pode contar com a AG Antecipa.

Nossa solução permite um maior controle sobre as finanças de empresas que apresentam um descasamento nas entradas e saídas do fluxo de caixa. Desse modo, contribuímos para garantir o cumprimento dos compromissos do seu negócio.

Com esta leitura, você aprendeu como fazer o planejamento de fluxo de caixa a longo prazo e a assegurar a saúde financeira da sua empresa. Mantenha as projeções atualizadas e revise-as regularmente para garantir que as finanças estejam sempre sob controle.

Quer saber mais sobre a antecipação de recebíveis? Converse com a AG Antecipa e tire as suas dúvidas!

as últimas postadas
veja outras categorias

gostou do nosso conteúdo?

então se inscreva para receber em seu e-mail